Código: | DN18 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | R | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Fernando Jorge Lourenço dos Santos |
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Corpo docente: |
Ana Cristina Costa Gaspar da Silva Domingos José Augusto dos Santos Rocha de Sousa |
Português
Conhecer as características específicas da modalidade desportiva.
Conhecer as características dos contextos onde a modalidade desportiva se desenvolve.
Identificar e saber manusear os materiais específicos da Canoagem
Conhecer todos os cuidados de preservação a ter com o material da modalidade.
Conhecer e saber aplicar todas as regras de segurança inerentes à prática das modalidades desportivas.
Identificar e saber executar os gestos técnicos das modalidades desportivas.
Respeitar todos os praticantes e o meio ambiente.
História do Remo: vertentes desportivas e de lazer
Caracterização da actividade, requisitos base para a prática
Técnica de Remo (métodos, procedimentos e instrumentos).
Terminologia do Remo: barcos e acessórios.
Segurança no rio.
Os conteúdos programáticos abordados nesta UC permitem aos estudantes conhecer as diferentes abordagens específicas da modalidade desportiva tendo como referência a prática e os gestos técnicos associados, permitindo-lhes construir uma compreensão dos conceitos e da aplicação em diferentes ambientes e com uma população diferenciada.
O trabalho da UC organiza-se em torno de:
- Aulas de exposição de temáticas (teóricas e práticas)/conteúdos do programa pelo(s) docente(s)
- Aulas de análise de documentos, exposição de materiais associados à modalidade desportiva, discussão de trabalhos realizados pelos estudantes.
Organização curricular:
- de formação geral: aprendizagem e desenvolvimento motor; implicações fisiológicas e biomecânicas na prática desportiva da modalidade; abordagem metodológica ao treino; prática para pessoas com deficiência.
- de formação específica: material e segurança; técnica; afinações; regulamentos e gestão de actividades.
A articulação entre o trabalho desenvolvido em sala de aula de natureza expositiva, assim como as tarefas articuladas que são realizadas de tipologia prática e os trabalhos realizados, apresentados e discutidos em turma, permite aos estudantes compreender os modos de agir de forma pedagógica em diferentes contextos associado à canoagem, favorecendo espaços de reflexão sobre percursos e orientações no desenvolvimento da atividade.
Avaliação contínua
- Participação - 60%.
- Trabalho em grupo / teste escrito - 10%.
- Avaliação prática 30%.
Exame final: os estudantes que não obtiverem uma classificação final superior ou igual a 9.5 no regime de avaliação contínua serão remetidos para exame final.
Espera-se que cada estudante esteja no mínimo em 75% das sessões de aplicação prática e que analise e discuta as tarefas propostas e execute os produtos de avaliação em estreita relação com os docentes da UC, excetuam-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA).
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Total: | 0 |
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